Especial Religiões

É OBVIO QUE : Falar de religião é sempre algo delicado.
ATUAL: Mas vivemos em um país onde grande parte da população feliz ou infelizmente nasceu e foi criada em uma religião. Mas nem sempre uma pessoa criada no catoliscismo , por exemplo, irá se identificar eternamente com todos os ensinamentos da igreja católica. Tenho uma amiga que anda super indecisa em que religião seguir. Eu, como católica, conversei com ela um dia desse pra tentar tirar algumas dúvidas da cabeça dela sobre a doutrina da minha religião, mas penso que para uma pessoa se decidir no que acreditar ela deve ter pelo menos um conhecimento do que ela pretende seguir. Então decidi fazer um pequeno resumo das doutrinas das religiões mais populares do Brasil, e mesmo que você seja feliz com sua religião, acho que vale super a pena conhecer e entender as outras!
Então... caso você tenha alguma sugestão ou pergunta para fazer... fique a vontade! Deixe seu nome e blog no comentário pra eu poder linkar você no post!

Incluse, o fato de eu ter colocado essa introdução foi uma sugestão do Marcelo, do blog Fucking WeBlog! .

Então, fiquem a vontade e espero que gostem:










História: É uma filosofia criada pelo francês Allan Kardec, que colheu ensinamentos com base em depoimentos de várias pessoas que teriam capacidade de se comunicar com espíritos.
Dados no Brasil:
Em que se acredita: Acredita-se em um mundo dos espíritos e que os vivos podem entrar em contato com o espírito dos mortos.Essa comunicação é realizada com o auxílio de pessoas com determinadas capacidades - os médiuns, como por exemplo a psicografia.Para Kardec, a ligação entre o espírito e o corpo físico, é feita por meio de um conectivo "semimaterial" que denomina de perispírito.O que é pecado: Não existe. Sempre haverá oportunidade de resgatar o erro.

Existe vida após a morte: Sim, e pode ser aqui na Terra, reencarnado em outro corpo. Isso seria a reeducação ou o desenvolvimento dos espíritos.
Existe céu e inferno: Estamos na Terra para aprender. À medida que evoluímos, nascemos em um plano mais elevado.
Injustiças: Processo de aprendizagem ou mesmo pagamento de dívidas adquiridas em vidas passadas.
Observações: Ninguém é questionado por sua opção sexual e o aborto é considerado um impedimento de um espirito aprender, mas é permitido se houver algum risco para a mãe.
Outras coisinhas mais: No Brasil, desde a segunda metade da década de 1950, alguns centros espíritas seguem a doutrina ditada pelo espírito Ramatis (corporificada sobretudo nas obras psicografadas por Hercílio Maes). Distinguem-se dos centros espíritas tradicionais em função da maior ênfase ao universalismo (origem comum das religiões) e ao estudo comparado de religiões e filosofias espiritualistas ocidentais e orientais. Nota-se também a influência mais acentuada de correntes de pensamento orientais (tais como o budismo e o hinduísmo) e a proximidade com a cosmogonia do espiritualismo universalista.
Sites Relacionados: Espírito , O Espíritismo , Portal FEB , Portal do Espiritismo .






História: É uma religião afro-brasileira e não se sabe ao certo como surgiu, mas acredita-se que no ano de 1908 o medium Zélio Fernandino de Moraes começou a propagar o umbandismo.
Em que se acredita: Acredita-se que forças da natureza e espíritos ancestrais exercem poder sobre nós. Os orixás são divindades manifestadas e enviadas por Olorum ( Deus) que nos guiam e nos protegem. Fraternidade, caridade e respeito aos próximo são principios fundamentais da religião e a idéia de imortalidade da alma é cultivada, assim como a reencarnação e as leis carmicas.
Cada Orixá representa uma qualidade Divina e dentro dessas qualidades existem as Leis Divinas.
Essas Leis  são o código Supremo da Vida, que mantém o equilíbrio universal do Universo Manifestado. Os Poderes Divinos, Orixás, são Mistérios, que se traduzem como Poderes (Infinitos) e em Movimento Constante. Cada Mistério Divino se manifesta no Universo Manifestado como Símbolos, Elementos, Sentidos, Movimentos e Cores.
O que é pecado: A idéia de pecado é muito relativa, mas todos que se consideram pecadores merecem ser perdoados.
Existe vida após a morte: Sim, e ela pode ser aqui na Terra, encarnada em outro corpo.
Céu e Inferno: É usado como metáfora para o que é bom e o que é ruim.
Sites relacionados: Genuína Umbanda , Gírias de Umbanda , Umbanda.


História: O Islamismo surgiu no século 7 e se basea nos ensinamentos religiosos de Maomé (Muhammad). Seus seguidores são conhecidos como muçulmanos. A religião se divide em dois aspectos: o social (regras de relacionamento humano), e o espirirual (relação com Deus) e hoje é a segunda maior religião do mundo. 
Dados no Brasil: Estima-se que aproximadamente 1 milhão de brasileiros sejam muçulmanos.
O que eles acreditam: O Islamismo crê que exista um só livro sagrado dado por Alá, o Corão, escrito em Árabe. Alá não é um Deus pessoal, santo ou amoroso, pelo contrário, está distante e indiferente mesmo de seus adeptos,porém é o único Deus existente e é autor do bem e do mal. Acredita-se também que Alá mandou vários profetas, onde Maomé foi o último deles.
O que é pecado: Tudo o que contradiz os ensinamentos deixados por Alá e também tudo o que desrespeitar as leis sociais da religião islâmica.
Existe vida ápos a morte: Sim, esta vida é apenas uma provação para o que vem depois, ou seja, tudo o que se faz aqui na Terra é pensando em uma vida pós - Terra.
Existe céu e inferno: Sim. Quando a pessoa morre sua alma é julgada e pode ir para o purgatório ou para o céu que é um reino onde a vida existe sem dor.
Injustiças: Uma forma de Deus fazer justiça. E se alguém for injustiçado aqui na Terra maiores são as chances de ir para o céu.
Observações: O homossexualismo é expressamente proibido e dependendo do caso as punições podem ser de chicotadas até à condenação à morte. E no caso do aborto, nem o pai nem a mãe têm direitos sobre a criança e os metodos contraceptivos são permitidos desde que o homem concorde.
Sites Relacionados: Islamismo, Mundo Islâmico .
OUTRAS COISINHAS MAIS...
Existem cinco deveres básicos para um muçulmano: Chahada, Salá , Zakat, Saum e Haj.
A recitação e aceitação da crença, Orar cinco vezes ao longo do dia  (chamadas de slãts,  cada vez em uma posição diferente que pode ser de pé, ajoelhado, rosto no chão, etc e virados em direção à Meca.), Pagar esmola (imposto anual de 2.5% do lucro pessoal, como forma de purificação e ajuda aos pobres.) Fazer  jejum no Ramadão ( que é o mês o qual comemora a primeira revelação do Corão recebida por Maomé. Durante um mês, as pessoas jejuam desde o nascer até o pôr do sol. Segundo eles, os portões do paraíso abrem, os do inferno fecham, e os que jejuam têm seus pecados perdoados. ) . Fazer a peregrinação a Meca (lugar do nascimento de Maomé,  pelo menos uma vez na vida para  todo muçulmano que tiver condições físicas e econômicas).

História: Judaísmo é o nome dado a religião do povo judeu. Está entre as três religiões mais antigas do mundo e tem o Torá como seu livro sagrado, onde são encontrados os 5 primeiros livros do Antigo Testamento. Os judeus não reconhecem Jesus Cristo como messias, portanto não comemoram o Natal.
Dados no Brasil: As últimas estatísticas mostram que só no Brasil existem aproximadamente 90 mil praticantes do judaísmo o que nos deixa em segundo lugar na América Latina.
O que eles acreditam: O monetismo é o principio básico do judeu, que é o unitarismo absoluto de YHWH (Deus de Israel) como o Deus e criador de todo o universo, porém a idolatria é o pecado mais mortal de todo o Torá. 
Outro principio importante é a Revelação, onde se defende uma relação íntima entre Deus e o povo judeu e acredita-se que o Torá tenha sido escrito por Deus  para os judeus. Por essa razão a profecia é tratada como uma especie de mensagem da Divindade para com o mundo. Tudo depende única e exclusivamente da Vontade de Deus. 
O que é pecado: Tudo o que for contra ao Torá e as Leis Judaicas, e somente Deus é capaz de julgar um ato.
Existe vida ápos a morte: Sim , mas não se sabe ao certo o que acontece quando morremos.
Céu e Inferno: Seriam metáforas para distinguir o que é bom e o que é ruim. A certeza de que o Messias voltaria a Terra seria a idéia do céu.
Injustiças: Não há nada que comprove porque uma pessoa nasce pobre ou deficiente, mas os judeus acreditam que a força para superar tudo está em Deus. 
Observações: Ao contrário do que muita gente imagina, os judeus não são contra ao homossexualismo, pois acreditam que as escolhas de cada um devem ser respeitadas. E na questão do aborto, só é permitido quando a mãe corre risco de vida.
OUTRAS COISINHAS MAIS...
Sinagoga é o local onde acontece as reuniões religiosas judaicas. 
Os meninos ao nascerem precisam passar pelo processo de circuncisão
Kipá, Tefilin ,Tzitzit  são os nomes das vestimentas usadas pelos judeus.


A História: O budismo é uma filosofia baseada nos ensinamentos de Siddhartha Gautama, o Buda ( que viveu entre 563 a 483 a.C ). A religião surgiu na Índia e se espalhou pelo mundo oriental e, gradativamente vem se espalhando pelo Ocidente.

Dados no Brasil: Aproximadamente, 3% da população brasileira é budista.
O que eles buscam: Todo budista procura por toda a vida a paz absoluta, ou a Nirvana que é o apagar do fogo das paixões e a extinção do ego e com isso não necessitar mais reencarnar. Virtude, moral, preceito e boa conduta são silas (ações positivas) que devem ser cultivadas.

As Quatro Nobres Verdades foram os primeiros ensinamentos deixados por Buda, depois de atingir o Nirvana. 
1. A vida como a conhecemos é finalmente levada ao sofrimento e/ou mal-estar (Dukkha), de uma forma ou outra.
2. O sofrimento é causado pelo desejo. Isso é, muitas vezes, expressado como um engano agarrado a um certo sentimento de existência, a individualidade, ou para as coisas ou fenômenos que consideramos causador da felicidade e infelicidade. O desejo também tem seu aspecto negativo.
3. O sofrimento acaba quando termina o desejo. Isto é conseguido através da eliminação da ilusão, assim, alcançamos um estado de libertação do iluminado 
 4. Esse estado é conquistado através dos caminhos ensinado pelo Buda.

O que é pecado: Não ter consciência de seus atos, mesmo que sejam um simples pensamento.
Existe vida após a morte: Não, os budistas não aceitam a idéia de alma. Para a filosofia oriental, existimos porque podemos pensar. A doutrina do anatta diz que não existe um ''eu'' permanente e imutável.
Existe céu e inferno: Não, a idéia de inferno seria não ter consciência de si.
Injustiças: Pode acontecer com qualquer um e é vista como uma oportunidade de autoconhecimento e aprendizado para a vida.
Observações: o budismo acredita que cada pessoa deve ter sabedoria para lidar com as questões da vida, inclusive as sexuais.
Sites relacionados:  Budismo Kadampa Brasil , Budismo Primordial HBS .





PARA ENCERRAR, o Gabriel Signorelli do blog Opinião Expressa deixou um depoimento pra gente.
Ele se diz não ter nenhuma religião, e vive feliz assim.

Isso é um pecado. Por : Gabriel Segnorelli
  Qual é a melhor religião? Não existe! O que define uma religião ser melhor que a outra? Dificil né!? Então, as pessoas tendem a escolher a religião que melhor se encaixe nos seus conceitos, mas se você foi moldado e treinado nos moldes de uma religião você não teve escolha...
Eu particularmente não me atenho a nenhuma religião, muito menos deixo de acreditar em Deus, ou em uma força maior, a fé é importante! Eu sou batizado, já fiz minha primeira comunhão, e tenho uma ligação com o catolicismo, mas não me identifico com os dogmas da igreja, e tenho tendência e acredito em espíritos, mas também nunca acompanhei o espiritismo. Não tenho uma religião definitiva, mas nem por isso sou ateu! Até admito que me identifico com a não crença do ateísmo, mas a fé e a necessidade de apoio em algo extraordinário me trazem a um sentimento religioso!
   Porque não tenho religião? Eu não gosto, e tenho uma idéia de que a religião foi criada para conter as grandes massas, levando o medo e o pavor, para as pessoas, de queimarem no inferno! Criando figuras fictícias para ludibriar o povo! E quando falo assim, digo de todas as religiões! A coisa que mais acho lastimável dos religiosos é quando criticam outra religião! E os evangélicos sofrem um preconceito absurdo da sociedade não-evangélica, por exemplo. Eu particularmente não tento convencer ninguém que não ter religião definida é a melhor opção, mas respeito o desejo dos outros.
   Temos também o maior problema da humanidade talvez hoje, o fanatismo religioso! Não sou fã dos Estados Unidos, mas daí nomear uma nação como representação de satanás já é muito para minha cabeça! E você doar sua vida em prol da religião, pode até ser visto como um ato glorioso, mas quando esse ato custa a vida de inocentes de outras religiões passa a ser crime! O respeito e formalidade de algumas religiões vão contra a modernidade, e acho que algumas regras emperram a evolução do ser humano!
  Não quero criticar uma ou outra religião específica, quero expor que todas possuem méritos e deméritos! E por isso, por não identificar uma melhor eu optei por manter minha própria fé! Não me digo católico por ter feito primeira comunhão ou quem sabe um dia casar na igreja, por que eu simplesmente não me identifico com a religião e não freqüento as missas! Já fiz muita coisa errada pelo catolicismo, e não me sinto culpado... algumas pessoas se dizem religiosas e cometem pecados, e depois é só confessar... como isso? Se você é doutrinado terá de seguir 100%, não existe ser meio religioso! Aos que seguem a risca os valores da sua religião e são felizes, continuem assim, e aos que se dizem de tal religião e fazem atrocidades, mas ainda são felizes... continuem também... o importante é ser feliz, estar bem... não importa sua religião e valores, siga sua fé, sempre respeitando a opinião dos outros! Eu sou feliz com minha falta de religiosidade, pois mesmo assim tenho minha fé, mas não esqueço que para conquistar o que desejo, eu tenho que lutar com minhas forças no mundo dos humanos normais, não espero uma ajuda divina, e não dou a glória toda a um Deus, pois eu tive meus méritos.


“Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa.”
Sigmund Freud

Posted By: Marina Cardoso

Especial Religiões

7 comentários:

  1. Menina, que interessante seu blog!
    Gostei demais.
    E pelo visto o Brasil tem de tudo mesmo. Como temos judaícos aqui! G-suis!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. DDDDDDDDDDD++++!!!!!!!!!!
    Não há nada mais atual que entender sobre mtos assuntos! Política, esportes, e pq não, RELIGIÃO!!!
    Seu blog tah nos proporcionando esse super privilégio, mto legal msm!!!

    PARABÉNS!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oii Marina, aqui é o Marcelo, do FuckingWeBlog, lembra? rs, resolvi passar aqui para dar uma olhadinha :]

    Sobre o post, muito interessante. Não conheço nenhum judeu, conheço Católicos, "crentes" (já que eles não tem um nome certo, devido às várias igrejas), budistas, mas judeu não conheço nenhum... e fico com MUITA aflição quando penso na tal "circuncisão" aai meu Deus :O

    E sobre o budismo, sempre foi uma religião que me interessei bastante, mas nunca me aprofundei, vi muitas coisas legais aí, que eu não sabia antes.

    Olha Marina, acho que você devia fazer uma "introdução", um tipo de abertura no especial sobre religiões, já que é um assunto tão bacana, falando de que cada continente tem lá suas crenças e tal, fica a dica :)

    Beijos, continue assim,
    e muito sucesso! <3

    ResponderExcluir
  4. Mto legal msm esse cantinho do seu blog!
    Com certeza toh aprendendo bastante. Acredito que aprender seja a chave pra vencer todos os preconceitos!!!

    PARABÉNS MARINA!!! SEU BLOG É D+!

    ;*

    ResponderExcluir
  5. É, para quem quer conhecer o básico sobre essas religiões, é ótimo o texto.
    Tenho um post semanal que faço baseado na convivência que tenho com pessoas dessas religiões, um pouco mais realista...

    http://www.issoecoisafeia.com/search/label/Quinta%20da%20Hipocrisia

    ResponderExcluir
  6. Olha Marcelo,todos são crentes.Crente é aquele que crê em algo ou alguém.E quando você falou que chamá-se crente porque não tem uma só igreja está errado,porque não tem nada a ver!O nome é Evangélico.

    bjs...

    ResponderExcluir
  7. e o Hinduismo ?

    ResponderExcluir

Follow Us

About Us

O que você tem de óbvio e atual para compartilhar?
Entre em contato.
jor.marinacardoso@gmail.com


Advertisment

Like Us

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias
© Óbvio e Atual All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates