03/07/2012

O Combate ao BULLYING + Entrevista da Semana com José Junior, coordenador do Grupo AfroReggae.


Everson Bressan/SMCS
É óbvio que... se você ainda pensa que o BULLYING não passa de um comportamento "natural" dos jovens, você precisa começar a rever seus conceitos. 
Atual: Humilhações, agressões (físicas, mas principalmente morais), exclusão, isolamento, intimidação, ofensas, assédios... são algumas das ações que representam o sinônimo da vida de uma pessoa vítima do BULLYING, um problema que já invadiu as instituições educacionais - seja ela pública ou privada. de ensino médio ou superior - e tornou-se um problema mundial, bem mais complexo do que muita gente imaginava ser. 
     Uma pesquisa realizada na Grã Bretanha mostrou que cerca de 37% dos alunos do primeiro grau e 10% do segundo grau admitem terem sofrido BULLYING, pelo menos, uma vez - por semana!! -. Já em um levantamento realizado pela ABRAPIA, em 2002, envolvendo 5875 estudantes de 5a a 8a séries, de onze escolas localizadas no município do Rio de Janeiro, revelou que 40,5% desses alunos admitiram ter estado diretamente envolvidos em atos de BULLYING, somente naquele ano, sendo 16,9% vítimas, 10,9% vítimas e autores e 12,7% autores de BULLYING. 
     E o que se observa em 89 por cento dos casos, é que faltam incentivos que possibilitem uma melhor interação entre os jovens. Ou seja, uma escola que não estimula o convívio pacífico de seus alunos será sempre um local atrativo de comportamentos que caracterizam o BULLYING. 
  
Mas, nem tudo está perdido. 

     Muito longe de ser um país referência de ensino, tampouco incentivador dos jovens, lentamente (e com muito esforço - diga-se de passagem -.) o Brasil vem reagindo e apresentando soluções eficazes para combater esse grave problema, encontrado nas escolas de todo território nacional. 
  Nesse longo e demorado caminho que estamos percorrendo, as Organizações não Governamentais se destacam no que diz respeito ao incentivo à arte e a cultura, tendo um papel importantíssimo na formação e exercício do caráter e da cidadania dos jovens. E o que se percebe é que quando esses jovens são estimulados à conviverem harmonicamente e em grupo a probabilidade de se envolverem em atos de BULLYING caí drasticamente. 
  
Atualmente o AfroReggae é uma instituição referência em todo o Brasil e reconhecida mundialmente pelo seu trabalho com os jovens. Foi fundada em 1993, com o intuito de promover a inclusão e a justiça social através do apoio à união das diferenças e estimulando os jovens à terem contato com a arte, a cultura e a educação.  O seu fundador - atualmente coordenador executivo do Grupo Cultural Afro Reggae e à frente do programa Conexões Urbanas -  José Junior (@JJAfroReggae)fala com exclusividade ao Óbvio e Atual sobre essa transformação que o jovem pode sofrer quando se é estimulado e como isso pode trazer resultados positivos no combate ao BULLYING.

José Junior fala sobre uma das maneiras de se combater o BULLYING
    
Na sua opinião, como o incentivo a arte e a cultura pode influenciar um convívio pacífico entre os jovens? 
@JJAfroReggaeA arte e a cultura são umas das ferramentas principais pra transformação social em todas as suas esferas e classes. O Brasil, por mais que não invista o necessário, se destaca como um grande fomentador de arte e mediador de problemas, conflitos e mesmo confrontos.

Na sua experiência junto aos jovens do AfroReggae, você já viu algum exemplo de mudança, em relação ao relacionamento entre eles? 
@JJAfroReggaeO tempo todo. Vejo isso dentro da tecnologia sociocultural desenvolvida por nós, no Brasil e no exterior. Um dos nossos focos são as pessoas envolvidas diretamente na criminalidade/narcotráfico. Através da cultura e do desenvolvimento socioeconômico dos mesmos, temos conseguido também aproximá-los de pessoas de classes sociais diferentes. Temos conseguindo criar novos empreendedores e intelectuais.

 Que posição o educador (instrutor, coordenador e afins) deve tomar para que os resultados realmente apareçam?
@JJAfroReggae: Não cabe a ELE ! Cabe a quem esta acima DELE ajudá-lo a criar impacto e visibilidade aos seus resultados. Muitas vezes os problemas estão com os gestores públicos e privados que repassam as suas responsabilidades pra quem está na ponta.        
                   
Rapidinha com José Junior: 
O bullying é... algo que deve ser excluído        
Discutir sobre o assunto é... fundamental       
Óbvio e Atual é... o agora ou nunca

Moral da história: 
O primeiro passo é ter em mente que não há nada mais
óbvio e atual do que aceitar a diversidade!

Outras coisinhas mais... 
Na entrevista com os meninos do espetáculo Garotos, o Ícaro Silva também deu sua opinião à respeito do BULLYING. Confira no vídeo! (clique aqui
*avance o vídeo para 02min40seg 

Posted By: Marina Cardoso

O Combate ao BULLYING + Entrevista da Semana com José Junior, coordenador do Grupo AfroReggae.

Share:

Post a Comment

Facebook
Blogger

12 comentários:

  1. Alessandra Nunes10/11/2010 11:51 AM

    Muuuuiito bom o post Marina!

    É muito importante falar-se de bullying para que as pessoas conheçam e procurem combater. As mídias tem um papel importantíssimo nessa luta, e vc Marina, sem dúvida, está fazendo a sua parte usando o seu blog para divulgar esse assunto.
    Áh! E sobre a entrevista... nossa! O José Junior representa muito bem tudo o que é o projeto AfroReggae. São pessoas como ele, com essas idéias e ações sensacionais, que o nosso país precisa!

    Parabéns!!!

    Bjo! ;*

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marina.

    Adorei o assunto do post. Estudei muito o Bullying na faculdade, antes de poder dar aulas, e, sim, é um assunto extramamente sério. Que bom que vc falou dele por aqui. Seu blog é realmente atual.

    Obrigada pelos elogios no blog. Vc é massa comigo.

    p.s.: Vc viu só os textos do Eduardo? Dá uma passada no blog dele que tem muito mais.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. A moda do momento é falar do bullying.
    Quando a gente estudava as pessoas sofriam isso e ninguém dava a mínima.
    Demorou, mas começaram a se preocupar com isso.

    ResponderExcluir
  4. Olá Marina!
    To contigo e nao abro na campanha conta o Bullying!
    As pessoas estão tomando conciencia do assunto tardiamente!
    Eu já sobfri com o bullying em época escolar e sei o quanto isso atrapalha na formação da personalidade da pessoa, mais graças a Deus e aos meus verdadeiros amigos que eu sai dessa!
    Não vamos nos deixar intimidar!Vamos todos contra o Bullying!

    ResponderExcluir
  5. é horrível eu ja sofri com isso não sou o único nossa é terrível Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  6. Otimo texto ... adorei...
    DESCUBRA NOVAS SENSAÇÕES... LEIA OTIMAS HISTORIAS... EMOCIONE-SE... ACESSE: http://changefeeling.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. otimo post..

    diga não ao bullying

    ResponderExcluir
  8. Muitíssimo bom o post.
    ...
    Bem escrito e tudo mais... admiro o trabalho do Afroreggae também, apesar de nunca ter me aprofundado. E concordo com todas as posições tomadas pelo J.Jr.
    ...
    Em relação ao bullyng, confesso ter sofrido com isso na escola, uma drama difícil de conviver. Apenas na universidade pude criar uma outra lógica de convívio.
    ...
    Não conhecia o blog, estou feliz em conhecer agora.
    ...
    Tenho um blog de caráter crítico também, caso queira conhecer.
    é o PCC
    http://porcomunicacaoecultura.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post. Infelizmente o bullying está infestado em todos o Brasil, em todas as classes. Lembra da Unesp, o rodeio das gordas. Um ato de criminosos que ficou impune. Ótimo blog.

    ResponderExcluir
  10. #Gladiador
    #Mundo do Samuka


    @obvioeatual
    : Vítimas ou não, devemos sempre lutar contra esse terrível mal que insiste em invadir as salas de aula.
    Obrigada pelos elogios.

    ResponderExcluir
  11. #Ary Neto

    @obvioeatual
    : Fico feliz que tenha gostado do blog. Sinta-se livre para nos visitar sempre!
    Não é díficil encontrar pessoas que sofreram no passado, mas o mais importante é conseguir conviver bem com as pessoas depois. No seu caso, você aprendeu a lidar com isso e hoje superou. No entanto, há muitas pessoas que não conseguem passar pelo trauma.

    Por isso que é tão importante instituições como o AfroReggae incentivarem a arte e a cultura como forma de facilitar a convivência pacífica dos jovens.

    ResponderExcluir
  12. #Jânio Quadros Notícias

    @obvioeatual
    : Sem dúvidas, mais difícil do que prevenir, é julgar atos característicos de bullying. Ainda existe muita falta de informação por parte das pessoas.

    ResponderExcluir

Follow Us

About Us

O que você tem de óbvio e atual para compartilhar?
Entre em contato.
jor.marinacardoso@gmail.com


Advertisment

Like Us

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias
© Óbvio e Atual All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates