06/10/2010

O que estará em jogo na COP 10

É óbvio que... Discutir sobre a biodiversidade é essencial! 
ATUAL: Outubro de 2010, um mês em que a preservação do nosso maior patrimônio será pauta principal da 10ª reunião da Conferência das Partes (COP 10). Ambientalistas, cientistas e autoridades políticas de todo o mundo estarão com os olhos voltados para o Japão, sede do evento, a fim de que novas metas sejam traçadas para a conservação da nossa biodiversidade. 

Mas, o que estará em jogo  neste ano? 
Depois que as metas que visavam uma redução significativa da taxa anual de destruição da biodiversidade - traçadas para até 2010 -  simplesmente fracassaram, o encontro deste ano tem como principal objetivo definir  e impor novas metas aos países participantes. E principalmente, cobrar dos países o porquê do não cumprimento das mesmas. 

Mas, antes que você pense que esses encontros só servem para definir metas que não foram alcançadas nos encontros anteriores, saiba que esta Conferência é muito importante para o nosso futuro, e é claro que várias outras questões serão tratadas. Questões estratégicas como: 1. Aumentar o acesso aos recursos financeiros destinados para o bem da nossa biodiversidade; 2. Incentivar a produção sem impacto dos biocombustíveis; 3. Discutir sobre a transferência de tecnologias entre os países; e muitos outros assuntos serão pauta desta reunião. 

O Brasil na COP 10
 O Brasil vai para o Japão disposto à traçar metas ambiciosas, porém possíveis. 
Mas, para que isso aconteça outros objetivos deverão ser discutidos e assegurados, como por exemplo o capital para investir nas metas e principalmente o combate a BIOPIRATARIA * que nada mais é “a apropriação indevida dos recursos naturais, levando à monopolização do conhecimento das populações tradicionais no que se refere ao uso desses recursos.” , por exemplo: “ no Brasil Colônia, quando os portugueses se apropriaram das técnicas de exploração do pau-Brasil .” * , um problema que reflete diretamente na não repartição dos benefícios da exploração. 

Motivo do fracasso e o que deverá ser reavaliado. 
Dos fatores que influenciaram o fracasso das metas traçadas para até este ano, destacam-se a falta de estrutura e capital dos países que assumiram o compromisso passado - mas não podemos esquecer que nesse intervalo de tempo sofremos uma crise financeira! -. Outro grande desafio é que ao contrário do que acontece na Conferência do Clima, as metas traçadas na COP não possuem um peso político, muito menos viram leis federais, ou seja... São apenas metas voluntárias. Além do mais, a relação ciência-política anda em falta já que muitas das decisões tomadas pelos governos não têm nenhum embasamento científico, exemplo disso é o que acontece com o Código Florestal Brasileiro. Para fechar, há ainda o fator mais difícil de todos: O CONSENSO! Tomar decisões equilibradas, sem que haja divergências entre os países é quase impossível. 

Mas, esperamos que neste ano só hajam convergências entre os países participantes e que as metas que serão definidas para até 2020 sejam possíveis e alcançadas.  

A COP 10 ACONTECERÁ NESTE MÊS ENTRE OS DIAS
        18-29 EM NAGOYA, AICHI  PREFECTURE, NO JAPÃO. 

Posted By: Marina Cardoso

O que estará em jogo na COP 10

Share:

Post a Comment

Facebook
Blogger

2 comentários:

  1. Alessandra Nunes10/06/2010 1:37 PM

    Tomara que dê tudo certo nessa Conferência!
    É muito importante que as autoridades agreguem o crescimento sócio-econômico com a sustentabilidade. Tudo que for dessa linha de pensamento temos que apoiar, torcer para que vingue e fazer a nossa parte.

    Legal o post!

    Bjão!!! ;***

    ResponderExcluir
  2. Na verdade o que esta jogo e somente o dinheiro e o interesse dos mais ricoss.NAO CRIE ILUSOES.Talvez criem um imposto para voçe pagar.

    ResponderExcluir

Follow Us

About Us

O que você tem de óbvio e atual para compartilhar?
Entre em contato.
jor.marinacardoso@gmail.com


Advertisment

Like Us

Viagempédia - Hotéis, Viagens e Férias
© Óbvio e Atual All rights reserved | Theme Designed by Seo Blogger Templates